No início do mês de março, o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep) aprovou, por unanimidade, o projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena, uma obra da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com o Governo Federal. Fazendo parte da proposta de sempre trazer para as reuniões um tema atual, que tenha relação com a entidade, na Sessão Plenária do mês de abril do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), o arquiteto Marcos Santana apresentou o projeto para os seus membros.

Após a programação normal da plenária (abertura dos trabalhos, informes, expediente e ordem do dia), a presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, convidou o arquiteto para apresentar o projeto de requalificação que irá transformar o principal cartão postal da Capital paraibana.

“Como o Crea-PB faz parte das entidades que compõe o Iphaep, achei que seria muito proveitoso trazer para os conselheiros uma apresentação de como ficará o Parque Solon de Lucena após a sua requalificação. Essa é uma obra extremamente complexa, que vai dar um outro visual, e habitabilidade, ao centro de João Pessoa”, destacou.

Durante a apresentação, o arquiteto Marcos Santana explicou que o objetivo principal do projeto é transformar o Parque Solon de Lucena em uma área de lazer, que poderá ser frequentada pelos moradores da cidade, assim como por turistas.

Atendendo uma plateia formada exclusivamente por engenheiros, o arquiteto ressaltou as informações sobre a concepção do projeto, que foi feito após uma análise de todo o perímetro do parque, assim como as mudanças que precisaram ser feitas para respeitar a natureza, em especial, as árvores existentes, casando com espaços para a prática esportiva, e áreas de convivência para crianças e adultos.

Após uma hora de apresentação, os engenheiros fizeram questionamentos sobre iluminação, preservação da estrutura, o material que será utilizado nos diversos setores do parque, entre outros pontos, e receberam todas essas informações.

Durante os agradecimentos pelo convite, o arquiteto Marcos Santana ressaltou: “Acho que expor o trabalho é sempre rico, e as contribuições que recebemos em cada apresentação vão se somando e dando força ao trabalho. Qualquer ambiente de discussão que venha para somar, como é o caso do Crea-PB, é positivo”.

Fonte: Dani Rabelo (Ascom/Crea-PB)

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online