Comemorando em 2018 seus 50 anos de existência, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), realizou, nesta segunda-feira (11), durante sua reunião Plenária, uma homenagem a alguns nomes que contribuíram para a história do Regional e para o desenvolvimento da Engenharia paraibana. Receberam comendas de Menção Honrosa profissionais, ex-presidentes do Conselho, entidades de classe e órgãos parceiros da instituição.
O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, deu início à solenidade lembrando a data de início do Crea-PB após sua independência do Regional de Pernambuco. Ele falou sobre a contribuição de cada um dos homenageados à história do Conselho. “O Crea é uma autarquia em construção e todos que por aqui passaram deixaram sua marca. Todos os homenageados dedicaram o seu tempo, o seu trabalho, o seu esforço para proteger a sociedade. É uma história que foi e está sendo construída em conjunto, porque sozinhos nós não conseguimos fazer nada”, afirmou, complementando: “Este é um reconhecimento singelo de todo trabalho que os senhores tiveram e ainda têm, e porque os senhores são exemplo para as novas gerações”, pontuou.
Aragão destacou ainda o papel da Engenharia para o desenvolvimento nacional e disse que, além da fiscalização do exercício profissional, a defesa social é a grande finalidade do Conselho. “Por isso, também estão aqui os órgãos que estão ao nosso lado nesta missão, que são o Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado e União e Controladoria Geral do Estado e União. São órgãos que estão ao nosso lado na defesa dos interesses da sociedade, defendendo o exercício profissional, porque é através dele que o serviço prestado pelo Crea atinge a todos” comentou o presidente.
As comendas foram entregues pelo gestor juntamente com a diretoria da Mútua-PB, mas foi a Caixa de Assistência aos Profissionais a primeira a receber a homenagem, através dos seus diretores, os engenheiros João de Deus, Cândida Régis e José Humberto. Em nome de toda diretoria, João de Deus agradeceu a homenagem e ressaltou a parceria com o Conselho. “É uma honra estar presente nesta Plenária Magna. Queremos agradecer pela relação de harmonia que temos com o Crea, e tenho certeza que continuará esse relacionamento, pois só assim o Sistema Confea/Crea e Mútua poderá prestar um serviço muito melhor para profissionais e mutualistas”, disse o diretor-geral.
O ex-conselheiro e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Martinho Nobre, fez um agradecimento em nome de todos os homenageados e disse ter sido uma honra atuar como conselheiro regional e federal, e como diretor da Mútua. “O meu sentimento é de satisfação e gratidão por todos os ensinamentos que nós tivemos”, revelou, agradecendo ainda aos servidores do sistema Confea/Crea e Mútua. “Os funcionários da casa são verdadeiros parceiros, quando estamos aqui fazendo nossas análises e julgamentos de processos, mas também são pessoas amigas”.
Martinho também lembrou das suas atribuições enquanto conselheiro federal representando a Paraíba. “No Confea, enquanto conselheiros, nós procuramos ajudar o nosso Estado, levamos as reivindicações do nosso presidente e dos profissionais, mas também tivemos o compromisso, a nível nacional, com todas as modalidades. É um trabalho árduo, que exige uma grande dedicação e muita responsabilidade, representando a Engenharia do Brasil e procurando sempre enaltecer as nossas profissões”, avaliou o engenheiro eletricista.
Homenagem da AEST
Ao final da entrega das comendas, a noite ainda tinha reservado mais uma homenagem. Desta vez, ao presidente do Crea-PB, que foi surpreendido com um certificado de Menção Honrosa pela Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba – Aest/PB. A homenagem, segunda a presidente da Associação, Aparecida Estrela, foi motivada pelo apoio de Antonio Carlos Aragão às lutas dos profissionais da categoria no Estado.
O presidente, por sua vez, agradeceu a homenagem e destacou a relevância da atuação dos engenheiros de segurança do trabalho. “Estou muito feliz, porque, mais do que uma profissão, trata-se de uma missão: a de defender a vida. Por isso, enquanto cidadão e cristão que sou, essa defesa me é muito cara”, confessou.
CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO
CONFIRA QUEM FORAM OS HOMENAGEADOS:
EX-PRESIDENTES VIVOS
Engª. Agrª. Giucélia Araújo de Figueiredo
Eng. Civ. Paulo Laércio Vieira
Eng. Agr. Manoel Antônio de Almeida Duré
Eng. Agr. Sérgio Barbosa de Almeida
Eng. Civ. Paulo José de Souto
Eng. Civ. Haroldo Coutinho de Lucena
Eng. Civ. Luiz Tadeu Dias de Medeiros
Eng. Civ. José Eduardo de Melo Cunha
EX-CONSELHEIROS FEDERAIS
Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira
Eng. Elet. Martinho Nobre Tomaz de Souza
Eng. Agrº. José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy
Eng. Quím.Alberto De Matos Maia
Eng. Civ. Luiz Sávio Marques Rolim
Eng. Civ. Carmem Eleonôra Cavalcanti Amorim Soares
PROFISSIONAIS
Eng. Civ. Raimundo Nonato Pinto Gadelha
Eng. Civ. José Silvino Sobrinho
Eng. Civ. Zenóbio Toscano de Oliveira
Eng. Civ. Carlos Alberto Lourenço Coelho
PREFEITO
Abimael de Sousa Lacerda
ENTIDADES PLENÁRIO
Sindicato dos Engenheiros da Paraíba
Associação dos Engenheiros Agrônomos da Paraíba
Associação de Engenheiros Eletricistas – Seção Paraíba
Clube de Engenharia da Paraíba
Associação dos Engenheiros de Minas da Paraíba
Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Campina Grande
Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
ÓRGÃOS PARCEIROS
Ministério Público Estadual
Ministério Público Federal
Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Tribunal de Contas da União
Controladoria Geral do Estado da Paraíba – CGE/PB;
Controladoria Geral da União – CGU;
MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais
*Grazielle Uchôa/ Assessoria de Comunicação do Crea-PB