Nesta quarta-feira (3), inspetores do Crea-PB participaram de palestra sobre o Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco e de uma visita técnica ao Túnel Cuncas I e II, na cidade de Monte Horebe. A atividade foi uma iniciativa da inspetoria de Cajazeiras, que reuniu os demais representantes do Crea no interior do estado para um dia de enriquecimento técnico.
Pela manhã, o Eng. Civil Alexandre de Sousa Fontenelle, Fiscal de Infraestrutura Sênior do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foi o responsável por abordar os aspectos gerais do projeto, desde a parte burocrática para dar início à execução da Transposição (como Licenças Ambientais, Estudos de Impactos para a População Local, Fauna e Flora, Anteprojetos, etc.), a execução propriamente dita do canal da transposição (Eixo Norte e Leste) e obras auxiliares (Estações Elevatórias, Barragens, Diques, Vilas Produtivas Rurais). Fontenelle tratou ainda sobre os objetivos no que diz respeito ao fornecimento de água para consumo humano nos estados do Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A exposição, que ocorreu na inspetoria do Crea-PB em Cajazeiras, teve sequencia com a exposição do Eng. Civil Othílio Moura Filho, representante da Magna Engenharia, que compõe a equipe de fiscalização e de projeto da execução dos Túnel Cuncas I e II. Ele abordou os aspectos técnicos do dimensionamento, execução e monitoramento utilizados para a construção do Túnel, que foi visitado pelos inspetores de Cajazeiras, Pombal, Sousa e Patos.
A visita técnica teve como ponte de acesso a janela de acesso lateral do Túnel Cuncas I e II, situada no município de Monte Horebe, a 49 km de Cajazeiras. O acesso lateral tem comprimento de 2 km e dá acesso ao trecho intermediário do Cuncas I.
Para o inspetor do Crea em Cajazeiras, o Eng. Civil Jônatas Pessoa, a atividade trouxe contribuições importantes. “Desde o primeiro momento, tentamos viabilizar esse momento, que foi enriquecedor tanto para minha carreira profissional, como pessoal, já que vivo em uma região que realmente carece desse recurso hídrico e que terá benefícios reais a partir dessa obra”, afirmou.
O que é e faz um inspetor do Crea-PB?
O Inspetor é o profissional voluntário designado pelo Crea para, junto à sua comunidade, melhorar a eficiência da ação fiscal, em defesa do exercício profissional e da sociedade. É um delegado corporativo que deverá estar atento às necessidades, anseios e práticas do seu ambiente social de atuação.
O Inspetor será um observador de seus pares na conduta ética e na atuação administrativa. Tem o papel de atuar no Sistema Confea/Crea, para sua comunidade e órgãos que representa, segundo as políticas e programas da Presidência, do Conselho e das Câmaras Especializadas.
Cada inspetoria do Crea no estado conta com três inspetores, um titular e dois auxiliares. Atualmente, o Regional conta com inspetorias nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga. Veja AQUI quem são esses profissionais.
*Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB