Nesta segunda-feira (21), integrantes da Comissão Eleitoral Federal do CONFEA realizaram, em João Pessoa, treinamento para os presidentes e secretários de mesa das Eleições para Conselheiro Federal, que ocorrerão na próxima quarta-feira (30) em todo o Estado. Representando a CEF, vieram à capital paraibana os conselheiros federais Marcos Camoeiras e Annibal Margo, além da assistente da Comissão, Talita Machado.
O presidente do Crea-PB, Antonio Carlos de Aragão, fez a abertura do evento, que tratou sobre os procedimentos para a eleição com base no Manual Eleitoral produzido pela CEF e pelo Regulamento Eleitoral, estabelecido pela Resolução CONFEA nº 1.021/2007. Na fase inicial do treinamento, o conselheiro Camoeiras disse ser essencial esta etapa, de modo que se possa “minimizar quaisquer erros no processo eleitoral”, disse o engenheiro. Para que isso seja possível, Talita Machado afimou que a CEF quer estar “mais perto do que nunca das Comissões Eleitorais Regionais, para que as eleições aconteçam da melhor maneira possível”.
Raimundo Nonato, assessor técnico do Crea-PB e secretário da Comissão Eleitoral do Regional, elogiou a vinda do Federal para alinhar os procedimentos do pleito. “É a primeira vez que a CEF faz isso e é muito importante, porque dá legitimidade ao processo e tira uma série de dúvidas, que é natural termos”, comentou.
Antes de iniciar a programação do treinamento, o coordenador da CER-PB, Sérgio Barbosa, também falou sobre as últimas ações da Comissão, que visitou todas as inspetorias na última semana para alinhar medidas necessárias para as eleições. Sérgio lembrou que na próxima quarta-feira (23), todos os mesários que trabalharão no processo eleitoral receberão treinamento do Tribunal Regional Eleitoral, relativo às urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito.
As eleições
O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros. Em 2019, a Paraíba poderá eleger um representante da Modalidade Industrial (Mecânica e Metalúrgica, Química e Geologia e Minas) no Estado da Paraíba. O engenheiro mecânico Maurício Timotheo de Souza e o engenheiro de Minas Renan Guimarães de Azevedo pleiteiam a titularidade da vaga.
No dia 30 de outubro, das 9h às 19h, os profissionais em dia com o Crea-PB escolherão quem será o profissional representante da Paraíba no Conselho Federal, que vai assumir durante o triênio 2020/2022.
Locais de votação
João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal, Sousa, Itaporanga, Patos e Cajazeiras são domicílios eleitorais. Na capital, haverá dois locais de votação. Confira abaixo os endereços.
JOÃO PESSOA
Inspetoria do CREA-PB
Av. Pedro I, 809 – Centro
Usina Cultural Energisa
Av. Juarez Távora, 243 – Centro
GUARABIRA
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/nº, bairro do Juá
CAMPINA GRANDE
Rua Telegrafista José Távora, 462, Centenário
PATOS
Praça Edvaldo Mota, 41, Centro
ITAPORANGA
Rua Dep. Soares Madruga, 249, Centro
CAJAZEIRAS
Rua Maria da Piedade Viana, 163, Por do Sol
SOUSA
Rua Haroldo Nazaré, S/N – Q 15 – LT 09 / Lot. Rachel Gadelha
POMBAL
Rua Coronel José Fernandes, 391, Centro
Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB