Como preencher o livro de ordem?
O Livro de Ordem é um instrumento de fiscalização que possibilita verificar a autoria dos projetos e a existência do responsável técnico pelas obras e serviços. Ele permite constatar a efetiva e real participação do profissional nas atividades e empreendimentos de engenharia e agronomia.
O instrumento será obrigatório para a emissão de Certidão de Acervo Técnico – CAT aos responsáveis pela execução e fiscalização de obras iniciadas a partir de 1º de janeiro de 2021.
Que informações posso incluir no livro de ordem?
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Os relatos de visitas do responsável técnico;
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O atual estágio de desenvolvimento do empreendimento no dia de cada visita técnica;
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Orientação de execução, mediante a determinação de providencias relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações;
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Acidentes e danos materiais ocorridos;
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Nomes das empresas e prestadores de serviços contratados ou subcontratados, caracterizando seus encargos e as atividades, com as datas de início e término, bem como os números das respectivas ARTs;
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Os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológico, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico;
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Outros fatos e observações que a juízo do responsável técnico devam ser registrados.
Quando posso preencher o livro de ordem de uma ART?
O livro de ordem pode ser preenchido desde que a ART esteja registrada.
ARTs que foram reprovadas, invalidadas, baixadas ou canceladas não têm esta possibilidade.
Clicando nesta opção será exibida a mensagem abaixo:
Aberto o livro, serão exibidos os botões abaixo e as informações sobre o livro
Para anotar as ocorrências, clique no botão cadastrar ocorrência. Logo abaixo temos um campo para informar o TIPO, FASE e DESCRIÇÃO
TIPOS DE OCORRÊNCIAS
- ACIDENTES
- ANDAMENTO DAS ETAPAS
- INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS
- REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS
- REINÍCIO DOS SERVIÇOS
- SUBEMPREITADAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇO
- OUTROS APONTAMENTOS E OBSERVAÇÕES
FASES DISPONÍVEIS
- INICIAL
- TERRAPLANAGEM
- FUNDAÇÃO
- ESTRUTURA
- ALVENARIA
- INTERMEDIÁRIA
- CONCLUÍDA
- PARADA
- DEMOLIÇÃO
Exemplo de anotação no livro de ordem adicionando também um arquivo.
As ocorrências são finalizadas assim que se faz o cadastro. Outras podem ser anotadas no mesmo dia, caso necessário.
Logo abaixo da aba do livro, serão exibidas as ocorrências que o profissional anotou. Para verificar os arquivos, basta clicar no botão ver arquivos
Exemplo de livro de ordem com varias ocorrências
Impressão do livro de ordem
A impressão do livro de ordem pode ser feita clicando no botão:
As informações são impressas na seguinte ordem:
Preenchimento do livro de ordem de ARTs de substituição/complementação?
Se for registrada uma ART de substituição ou complementação, o sistema permite que estas novas ARTs também tenham as ocorrências registradas, porém como as ARTs se referem ao mesmo serviço, as ocorrências farão parte do memsmo livro de ordem.
Consultando o livro de ordem das ARTs de coautoria, corresponsabilidade ou equipe?
As ARTs vinculadas por participação técnicas (os tipos acima) além de terem o próprio livro de ordem, também tem a opção de imprimir a ART principal e ao livro de ordem desta respectiva ART.
Exemplo de ART feita em equipe com outro profissional.
Para consultar a ART vinculada em participação técnica (coautoria, corresponsabilidade ou equipe) e clique no link Ver item
Será carregada a tela da ART principal onde o profissional poderá imprimir a ART e o livro de ordem desta anotação.
Como encerrar o livro de ordem?
Para baixar a ART basta clicar no botão Baixar/cancela ART.
Na próxima tela deve ser escolhido o status, o motivo da baixa e anexar o motivo e anexar algum arquivo
O campo arquivo pode não ser obrigatório. Esta configuração depende de cada CREA.