O CREA-PB, em parceria com a Mútua, recebeu na manhã desta sexta-feira (23) a mastologista cooperada da Unimed, Tarciane Campos, para uma palestra e debate sobre o câncer de mama, suas causas, prevenções, tratamento, mitos e verdades. As servidoras do Conselho e da Caixa de Assistência participaram da ação, que aconteceu no auditório da Mútua.
A presidente do CREA, Giucélia Figueiredo, afirmou que a reunião das colaboradoras em torno desta temática é uma ação de cidadania. “A mensagem que estamos recebendo hoje deve servir como alerta para todas nós, mas também é importante retransmitir o que estamos discutindo hoje para nossos familiares e amigos”.
A palestra é uma das ações relacionadas à campanha do Outubro Rosa. Durante a abertura, a ouvidora do CREA, Alméria Carniato, ressaltou que o laço rosa, símbolo do movimento, não é um simples adorno, mas um símbolo de enfrentamento coletivo do câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil.
A médica mastologista Tarciane Campos, presidente da Associação Paraibana de Mastologia, lembrou que cerca de 57 mil pessoas recebem diagnóstico de câncer de mama por ano no país. Em sua fala, ela enfatizou que o autoexame é importante, mas não dispensa a realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos, já que dificilmente é possível identificar nódulos em estágio inicial apenas com o toque.