A Rainha da Borborema recebeu, nesta terça-feira (2), o primeiro dos encontros microrregionais do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PB). Os sistemas de dessalinização e os modelos educacionais da Engenharia foram uns dos principais pontos discutidos em torno das inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento.
O encontro foi realizado no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, onde a abertura foi feita pelo presidente do Crea-PB, o engenheiro civil Antonio Carlos de Aragão. Ele falou sobre o papel da engenharia no cotidiano da população e as mudanças que a categoria enfrenta para dar resposta às demandas sociais e às ameaças externas a sua atuação plena.
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora do Congresso, Carmem Eleonôra Amorim, a diretora da Mútua nacional, Giucélia Figueiredo, o inspetor chefe de Campina Grande, Verneck Abrantes e o diretor do campus do IFPB na cidade, José Albino Nunes.
Os engenheiros Kepler França e Francisco Sarmento foram os painelistas convidados no primeiro evento do CEP-PB. Professor da UFCG, Kepler apresentou seu trabalho à frente do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES), em especial os projetos de distribuição de água dessalinizada. Ele lembrou que, além das iniciativas de pesquisa e atividades técnicas, para que os projetos alcancem uma maior extensão da população, decisões políticas são fundamentais. “Os sistemas de dessalinização dependem de manutenção e capacitação, que passa pelas tomadas de decisão das gestões públicas”, disse.
Em seguida, a apresentação do engenheiro Francisco Sarmento, professor associado da UFPB e consultor, focou nas inovações tecnológicas e os modelos educacionais. Para Sarmento, a tecnologia exerce papel central para a superação da crise econômica. “Se a universidade preparar os alunos para fazerem uso pleno da tecnologia, nós iremos vencer a crise com o aumento da produtividade”, afirmou. Segundo o engenheiro, a formação dos engenheiros vai diminuir a distância entre o que a sociedade demanda e o que é produzido nas universidades.
Próximo evento será em Patos
Nesta quarta-feira (3), será a vez da cidade de Patos sediar o microrregional. A utilização e aproveitamento dos recursos naturais são o tema central do encontro, que acontecerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Patos, a partir das 9h. Profissionais e estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências são o público alvo.
No evento serão discutidos a utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade e o papel da Engenharia e da Agronomia e os recursos naturais
É possível conferir a programação completa do evento no endereço eletrônico www.creapb.org.br/10cep
Vejas mais fotos do CEP-PB nas redes sociais do Crea ou na galeria (CLIQUE AQUI)
Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação Crea-PB