A Comissão de Ética Profissional do Crea-PB manifesta seu repúdio ao teor de uma videomensagem que circula em redes sociais, exibida na última terça-feira (1º/2), após o acidente na obra da linha 6 do metro de São Paulo, cuja autoria demonstra total falta de ética, infringindo princípios éticos fundamentais, como o princípio do respeito pelas pessoas e o princípio da justiça distributiva, estabelecendo que os indivíduos não sejam tratados diferentemente com base em características definidas arbitrariamente.

Não podemos admitir tratamento de desvalorização profissional e muito menos preconceito de conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com as mulheres engenheiras, que fere diretamente a capacidade profissional.

Afirmamos que engenheiras e engenheiros são iguais em aspectos relevantes, igualmente detentores do saber especializado de suas profissões, exercendo a profissão com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável, na intervenção sobre os ambientes natural e construído, e na incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores.

Entendemos que este vídeo é um verdadeiro atentado à ética, à mulher, ao exercício profissional, à imagem do Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como à democracia. Urge então punição aos responsáveis, apoio ás vítimas e retirada imediata da mídia das redes sociais, na luta por um País onde todos possamos viver plenamente num Estado Social e Democrático de Direito.

Comissão de Ética Profissional do Crea-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Minerva CREA - Atencimento Online

Atendimento Online