Revogando a Deliberação nº 36/2019, a Comissão Eleitoral Federal decidiu, nesta sexta-feira (25), que os técnicos agrícolas registrados no sistema Confea/Crea e em dia com suas obrigações perante o Conselho até 30/09 poderão votar nesta quarta-feira (30), nas eleições para Conselheiro Federal que acontecem, este ano, nos estados da Paraíba, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal. A decisão foi publicada através da Deliberação nº 58/2019 (VEJA AQUI).
Como, de acordo com o calendário eleitoral, o fechamento de listagens de eleitores utilizadas para o carregamento prévio das urnas eletrônicas foi realizada em 30 de setembro, a colheita de votos desses profissionais será realizada mediante urna e caderno de votação próprios, sendo realizada a apuração desses votos em Mapas de Apuração distintos.
A categoria não fazia parte do eleitorado, pois passa por um processo de saída do sistema Confea/Crea para criação de Conselho próprio. No entanto, em setembro, a eleição para a diretoria do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas foi suspensa por ordem judicial e não há previsão de conclusão do processo eleitoral e posse dos eleitos. Até lá, os profissionais continuam tendo suas atividades regulamentadas pelo Crea e gozam dos mesmos direitos e obrigações das demais modalidades registradas no sistema.
As eleições
O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros. Em 2019, a Paraíba poderá eleger um representante da Modalidade Industrial (Mecânica e Metalúrgica, Química e Geologia e Minas) no Estado da Paraíba. O engenheiro mecânico Maurício Timotheo de Souza e o engenheiro de Minas Renan Guimarães de Azevedo pleiteiam a titularidade da vaga.
No dia 30 de outubro, das 9h às 19h, os profissionais em dia com o Crea-PB escolherão quem será o profissional representante da Paraíba no Conselho Federal, que vai assumir durante o triênio 2020/2022.
Locais de votação
João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Pombal, Sousa, Itaporanga, Patos e Cajazeiras são domicílios eleitorais. Na capital, haverá dois locais de votação. Confira abaixo os endereços.
Em João Pessoa, os técnicos agrícolas poderão votar exclusivamente na sede do Crea, no centro da capital.
JOÃO PESSOA
Inspetoria do CREA-PB
Av. Pedro I, 809 – Centro
GUARABIRA
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/nº, bairro do Juá
CAMPINA GRANDE
Rua Telegrafista José Távora, 462, Centenário
PATOS
Praça Edvaldo Mota, 41, Centro
ITAPORANGA
Rua Dep. Soares Madruga, 249, Centro
CAJAZEIRAS
Rua Maria da Piedade Viana, 163, Por do Sol
SOUSA
Rua Haroldo Nazaré, S/N – Q 15 – LT 09 / Lot. Rachel Gadelha
POMBAL
Rua Coronel José Fernandes, 391, Centro
Grazielle Uchôa/Assessoria de Comunicação do Crea-PB